HISTÓRICO

  • A I EFPEC foi realizada durante o IV ENPEC, no Hotel Obeid Plaza, na cidade de Bauru, SP, no período de 25 a 29 de novembro de 2003, e contou com 10 cursos de 16 horas cada.

  • Durante o VI ENPEC, realizado entre os dias 26 de novembro e 02 de dezembro de 2007 no Centro de Convenções da UFSC em Florianópolis, foi realizada a II EFPEC, com a oferta de 09 minicursos, cada um com 8 horas de duração.

  • O VII ENPEC foi realizado entre os dias 08 a 13 de novembro de 2009 no Centro de Convenções da UFSC, em Florianópolis. No dia que antecedeu a abertura do VII ENPEC foi realizada a III EFPEC, com a oferta de 09 minicursos, cada um com 8 horas de duração.

  • O VIII ENPEC foi realizado entre 05 e 09 de dezembro de 2011 na Universidade Estadual de Campinas. No dia 05 de dezembro foi realizada a IV EFPEC que reuniu aproximadamente 200 alunos em 14 minicursos, com oito horas de duração cada.

  • O IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências foi realizado entre 10 e 14 de novembro de 2013 na cidade de Águas de Lindóia, SP, tendo sido utilizadas as dependências dos hotéis Majestic e Bela Vista. A V EFPEC também reuniu aproximadamente 200 alunos em nove minicursos, com 8 horas de duração cada.

A Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) tem realizado desde 1997 – ano de sua fundação – o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), que tem se constituído como principal evento para discussão e aprofundamento dos debates em torno das pesquisas na área. O ENPEC, que já conta com 10 edições, tem integrado bienalmente, desde 2003, as Escolas de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências (EFPECs).

 

No âmbito dos ENPECs, as Escolas de Formação, em geral, restringiram-se a um dia de trabalho no qual estudantes de graduação, mestrado e/ou doutorado, participaram de minicursos sobre diversos temas de interesse da área de pesquisa em Educação em Ciências:

NOVIDADE:

A partir desta 6° edição a EFPEC será realizada em anos alternados aos ENPECs e oferecerá uma programação que melhor atenda às necessidades de formação em pesquisa do país. 

FINALIDADE

ORGANIZAÇÃO